Profissões unidas pela sustentabilidade

Preocupação com meio-ambiente é a ênfase dos arquitetos e engenheiros da atualidade Toda relação de irmandade tem sua força e faz a diferença na superação dos desafios. Profissões irmãs, as atividades de arquitetos e engenheiros são responsáveis pelo desenvolvimento das cidades e atualmente buscam juntas soluções na área de sustentabilidade. Responsável por 14% do Produto […]

Direção da Loft Construtora - Engenheiro Gustavo, Arquiteto Bruno e irmã e Administradora Rachel Veras

Preocupação com meio-ambiente é a ênfase dos arquitetos e engenheiros da atualidade

Toda relação de irmandade tem sua força e faz a diferença na superação dos desafios. Profissões irmãs, as atividades de arquitetos e engenheiros são responsáveis pelo desenvolvimento das cidades e atualmente buscam juntas soluções na área de sustentabilidade. Responsável por 14% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, a construção civil é também uma das atividades que mais consomem recursos naturais e causam impactos ao ambiente. Estima-se que 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção.

Unidas até pelo calendário, que dedica as datas de 11/12 e 15/12 para celebrar os dias do engenheiro e arquiteto, estes profissionais transformam o ambiente natural com suas casas, prédios, estradas, pontes. Por isso, a discussão sobre sustentabilidade – tão presente nas escolas e na sociedade – também está presente nos canteiros de obras e nas pranchetas dos escritórios de arquitetura. Agora, permeia o trabalho destes profissionais a busca por soluções de economia de recursos naturais já no processo construtivo, e a implantação de mecanismos como a economia de água e energia nos empreendimentos para os usuários finais.

Unidos pela causa

Esse vínculo ganha ainda mais força quando os profissionais tem laços consanguíneos. Exemplo da proximidade e valorização do meio-ambiente é a dupla de irmãos formada pelo arquiteto Bruno e o engenheiro civil Gustavo Veras, que juntos comandam a Loft Construtora e Incorporadora, empresa especializada em construções sustentáveis.

Para os irmãos, o desenvolvimento sustentável é uma prioridade para qualquer tipo de negócio e a construção civil não é diferente. “Qualquer atividade econômica deve estar preocupada com as questões ambientais e o nosso ramo também tem que se enquadrar nessa perspectiva. Assim, a gente cria um movimento, uma cultura de que se precisa pensar nisso para que as gerações futuras sejam preservadas”.

Direção da Loft Construtora – Engenheiro Gustavo, Arquiteto Bruno e irmã e Administradora Rachel Veras

A Loft Construtora já construiu e entregou dois residenciais sustentáveis: o Residencial Ecovillaggio Jardim Bela Vista, em Aparecida de Goiânia, e o Residencial Ecoliving, no Setor Bueno em Goiânia. No momento, está construindo o Residencial Ecovillaggio Castelo Branco, na Avenida Castelo Branco, região noroeste da capital.

 

Veja mais na matéria

Comentários